terça-feira, 22 de dezembro de 2009

......


“ ... Não consegui recompor o que foi nem o que fui. Em tudo, se o rosto é igual a fisionomia é diferente. Se só me faltassem os outros, vá; um homem consola-se mais ou menos das pessoas que perde, mas falto eu mesmo e esta lacuna é tudo...”
Machado de Assis
Bolinhas vermelhas, luzes coloridas, presépio. Éh! O natal chegou. Data muito esperada por todos. Um momento para a família se reunir, os amigos trocarem presentinhos, união, carinho e o afeto também fazem presentes. É o momento de reafirmar a nossa alegria de estar perto de quem a gente ama em mais uma data e em mais um ano que logo- logo acabará. Nesse período natalino já começamos a fazer nossas retrospectivas individuais, afim de levantar o que foi ruim e ressaltar o que foi bom , para depois traçar novas metas para o próximo ano que vai se iniciar.
Esse momento individual acontece na hora da virada do dia 24 para o dia 25. Nesse momento aqueles primeiros minutos parecem mágicos, você tem a sensação de que tudo feito no ano foi válido e que no próximo natal as coisas serão ainda melhores, que hoje você se sente realizado. Problemas.... existem. Mas por esses segundos você faz questão de deletá-los da consciência, e, opta então por apenas sentimentos bons.
Você faz questão de a meia-noite ligar para o primo ou a tia que não puderam participar com vocês nesse natal. Liga para os amigos, a fim de sentir deles aquela transferência natalina de afeto. Você também liga para o namorado, afinal de contas vocês entendem a necessidade de ambos passarem a noite de natal com suas respectivas famílias. Vocês se derretem no telefone. Tem-se a imprensão que vocês por alguns minutos foram transportados para um mesmo lugar, e, nesse lugar vocês se abraçam, trocam presentes e a ambos se desejam: “Feliz Natal”. Até que sua mãe chama para comer. Vocês se despedem - muito contrariados-, e vai comer.
Após a ceia aberta, é hora de abrir presentes, o momento mais esperado -depois da expectativa da virada do dia 24 para o dia 25- do natal. Todos procuram ansiosos pelo embrulho com o eu nome. Há ainda aquele tio ou primo que se veste de Papai Noel, fazendo assim a festa ficar ainda mais animada. Nesse momento os ânimos tomam conta da gente. A adrenalina de abrir o presente nos deixa extasiados, é como se Papai Noel existisse de verdade e que ainda somos crianças.Tudo mágico, tudo lindo.
Mas o melhor da noite ainda estar por vir. Já é dia 25 de dezembro, algumas pessoas ainda comem, outras comentam dos presentes ganhados, a criançada já brinca com os brinquedos tragos por Papai Noel. Você já ligou para todos os números da sua agenda no celular, já se derreteu com o namorado. Mas é nesse momento de dispersão que o celular toca, é seu amor te ligando. Você atende feliz, pois ele te ligou para te contar o presente que havia ganhado do Papai Noel, mas não , ele te liga para dizer que esta te esperando do lado de fora da sua casa.
Você sai correndo, vai até ele. Chegando lá você o vê sentado em uma moto, calça jeans, tênis, camiseta amarela pólo, jaqueta jeans e o cabelinho arrumadinho com um topetinho a la gel, que você tanto gosta e acha fofutuxo. Não há tempo de dizer nada, pois ele te surpreende com um lindo buque de rosas acompanhado de um sorriso e diz: “ Amor, feliz natal!”Você paralisa por aqueles segundos sem saber ao certo o que fazer. Você apenas tem uma reação: O abraça bem forte e lhe da um beijo na boca, não em resposta ao presente, mas sim, você faz um manifesto de agradecimento a Deus por ter colocado em sua vida aquela pessoa especial. Logo ele precisa ir, pois ele apenas fora ali te ver e te entregar o presente, pois estava com muita saudade e não conseguiria esperar o dia amanhecer para te ver.
É por esse e outros motivos que nesse ano quero passar o natal em meu quarto. Não quero ter que utilizar minhas máscaras, muito menos reviver a utopia dessa palavras. Por isso não me liguem para desejar Feliz Natal, pois para mim não há nada de feliz e peço por favor respeito, uma vez que estarei sem máscaras.